as tintas de impressão podem afetar a encadernação?
Resposta:
Os óleos minerais, presentes nas tintas para impressão ofsete em papel revestido, são os maiores inimigos da boa adesão e, na maior parte dos casos, seu efeito só é percebido vários dias ou semanas após a encadernação. Para prevenir problemas, recomenda-se controlar a carga de tinta impressa, a fim de evitar um excedente de óleo, e utilizar adesivos com alta resistência aos óleos minerais.
Os produtos encadernados com adesivos e que serão embalados em filmes plásticos selados em túneis com aquecimento aumentarão o risco de defeitos, pois as partículas de óleo mineral permanecerão ativas por um elevado período de tempo num ambiente fechado e quente.
Excetuando-se as resinas de poliuretano (PUR), não existe um adesivo hot-melt totalmente resistente ao óleo mineral.
Na impressão em máquina rotativa com forno (heatset), os problemas com os óleos minerais não existem, se forem totalmente evaporados durante a passagem pelo forno. Todavia, como o calor reduz muito a umidade do papel, tem-se os seguintes problemas na encadernação:
-
dificuldade de adesão do hot-melt reativo (PUR)
-
deformação do produto devido à absorção de umidade após a encadernação.
O uso indiscriminado de pó antirrepinte é outro fator que impede uma correta aderência do adesivo na superfície do papel impresso.