por que a blanqueta se torna vidrada e o que fazer para eliminar o vidrado?
Resposta:
A ação prolongada da tinta e da goma da solução de molhagem deixa a superfÃcie da blanqueta dura e brilhante, prejudicando a transferência da tinta. A goma-arábica só pode ser removida com água.
O importante é que a tinta e a goma não sequem, formando uma pelÃcula dura sobre a superfÃcie da blanqueta. Se a goma não puder ser removida com água fria, deve-se tentar removê-la com água quente. Se nem assim for possÃvel solubilizá-la, então a única maneira é usar métodos agressivos.
Os rejuvenescedores de blanqueta, embora removam o vidrado, contêm solventes que são agressivos à borracha e deixam a superfÃcie da blanqueta porosa e pegajosa, e devem ser evitados. Quando necessário usá-los, recomenda-se lavar a blanqueta com água logo após a sua aplicação.
Um modo menos agressivo de remover o vidrado é esfregar cuidadosamente a superfÃcie com pó de pedra-pomes misturado com água ou solvente, com um pano macio. Em seguida, a blanqueta deve ser lavada com água.
Em casos extremos, o vidrado pode ser removido com solução 5% de soda cáustica misturada com pó de pedra-pomes. Em seguida, deve-se lavar a blanqueta com água para remover o resÃduo de soda. A soda cáustica não deve entrar em contato com o tecido das lonas, muito menos com os metais da impressora.